Dúvidas

Dúvidas sobre saúde bucal? Pergunte para um dentista :)

Como trata o bruxismo

Por: Fabricia
Geral 2 Santo Estevão-BA
FERNANDA MAXIMO
Dr(a). FERNANDA MAXIMO Cirurgia; Clareamento; Clínico Geral; Dentística; Dentística Restauradora; Endodontia; Estética; Implantodontista; Odontogeriatria; Odontopediatria; Ortodontia; Periodontia; Prótese Dental; Saúde Bucal Coletiva Entrar em contato
4 dias atrás

Olá Fabricia,.
O quadro de bruxismo é definido pela Academia Americana de Dor Orofacial como uma atividade parafuncional que inclui o ranger, apertar ou esfregar os dentes entre si, podendo acontecer durante o dia ou à noite. O problema é frequentemente associado ao estresse emocional, fatores psicológicos, nutricionais e hereditários.
Essa condição, infelizmente, não tem cura, mas tem tratamento. A ideia é minimizar ao máximo os possíveis impactos que ela possa causar como fraturas, doenças periodontais, sensibilidade dentária, mobilidade dos dentes e até mesmo problemas na articulação temporomandibular (ATM). Assim que começarem as desconfianças sobre a presença da doença, o primeiro passo deve ser procurar um dentista especialista no assunto. Ele é quem analisará os sinais e começará a investigar junto ao paciente de que forma e com que intensidade o problema tem se manifestado.

Mas por ser um problema ligado a fatores emocionais, além de procurar ajuda na parte física, é importante aliar os cuidados com o bem-estar. Acredita-se que buscar o controle do estresse e mudar de estilo de vida possa conduzir à melhora do quadro clínico.

4 dias atrás
Fabricia

Não. Gostei muito das explicações otimo#vaaodentista.

Enviar Cancelar
Enviar