Procedimentos
Voltar

Procedimentos Odontológicos

Bruxismo

Bruxismo

Sobre o Procedimento

Sobre o Procedimento

Visão Geral

Bruxismo é caracterizado como o ranger ou apertar dos dentes, normalmente acontece no período de sono quando estamos inconscientes. Se for comum você acordar com os músculos da mandíbula doloridos e com dor de cabeça, há chances de que você sofra de bruxismo.

  • Especialidade

    DTM

Informações

Tabela Informativa

Causas

Não existe hoje um estudo certeiro sobre as causas do bruxismo. Os médicos e dentistas apontam alguns fatores físicos e psicológicos que podem ser a origem do problema:

  • Pessoas com emoções à flor da pele, ansiosas, tensas e estressadas costumam aplicar mais força no maxilar, consequentemente podem ser alvo do bruxismo;

  • Alinhamento anormal dos dentes superiores e/ou inferiores;

  • Apnéia do sono;

  • Refluxo;

  • Medicamentos psiquiátricos, como antidepressivos, podem apresentar efeitos colaterais que causam bruxismo. É raro mas pode acontecer;

  • Complicação de doenças como Huntington e Parkinson podem trazer consequências;

  • Idade. É comum crianças apresentarem bruxismo, mas durante a adolescência esse problema pode sumir;

  • Hábitos ruins. Cigarro, cafeína e substâncias ilícitas podem aumentar as chances de bruxismo.

Tratamento

O tratamento ideal varia de acordo com a causa do problema. Se você é uma pessoa nervosa, seu tratamento vai partir de soluções para aliviar esse estresse.

O fundamental é você ir até o dentista para conseguir solucionar esse quadro o quanto antes, para danificar o menos possível seus dentes.

Dúvidas frequentes

procure um outro tratamento para sua parte emocional, estress, depressão , ansiedade, nervosismo e tensão pode ser homeopatia compre um rescue

Bom dia Alviene, a resposta é não, caso sua gengiva esteja retraído , a melhor conduta é procurar um Dentista que avaliará cada caso e oferecer o tratamento adequado.

O Bruxismo, também conhecido por briquismo, ranger e travar os dentes, é uma desordem funcional que tem essas ações como suas principais características, ocorrendo com maior predominância durante o sono. Este hábito parafuncional faz com que o paciente seja prejudicado durante o dia também. Acomete todas as idades e está bastante relacionado com o nível de estresse. O bruxismo pode provocar desgaste nos dentes, dores de cabeça e até distúrbios da articulação temporomandibular.

Mais alguma dúvida? Manda a sua pergunta para gente.

Especialistas mais acessados

Dra. Marcia M Manechini Travaglini
Juliano Lustosa

Juliano Lustosa

Cirurgia, Clareamento, DTM, Estética e Implantodontista

Mauro Elias Mesko