Procedimentos
Voltar

Procedimentos Odontológicos

Cárie

Cárie

Sobre o Procedimento

Sobre o Procedimento

Visão Geral

A cárie é resultado da falta de minerais no dente, ocorre quando tipos específicos de bactérias produzem ácidos que destroem o esmalte e a dentina dos dentes.

  • Especialidade

    Clínico Geral

  • Tempo de tratamento

    De 1 a 2 sessões

Informações

Tabela Informativa

Causas

A boca mantém milhares bactérias na boca, algumas em específico, afetam uma película pegajosa que se chama placa bacteriana ou biofilme dental. Quando ingerimos os alimentos, seja através da bebida ou da comida, estas bactérias produzem estes ácidos que podem dissolver o esmalte do dente, deixando-o exposto.

Sintomas

Dor de dente, dor ao mastigar, sensibilidade ao ingerir bebidas frias, quentes ou doces. Caso não tratada a desmineralização do dente, o paciente pode vir até a perder o mesmo.

Tratamento

Geralmente, em casos iniciais e mais simples, os dentistas aplicam selantes nos molares que apresentam os primeiros sinais de cárie dentária, contanto que o esmalte ainda não tenha sido afetado. Caso o esmalte já tenha sido prejudicado, uma restauração será necessária, ou em casas mais graves, até mesmo um tratamento de canal será necessário.

Cuidados

Para evitar cárie, é importante manter uma boa higiene bucal com a ingestão de produtos saudáveis e evitar alimentos açucarados ou ricos em amido. Utilizar um creme dental com flúor e o uso de enxaguante bucal também são excelentes reforços no combate as bactérias que causam as cáries.

Dúvidas frequentes

Se o profissional indicou a extração dos dois ao mesmo tempo, possivelmente é a melhor opção para seu caso.

Em primeiro lugar,você deve procurar um dentista para uma avaliação, que iniciará Um exame radiográfico para avaliar a profundidade da carie (tecido cariado),porque o dente possui três camadas na parte coronária (coroa do dente),o esmalte a dentina e a polpa dentária (nervo do dente) ,quando a cárie se loaliza apenas no esmalte denátrio (primeira camada) não há sensação de dor,mas quando atinge a dentina,segunda camada já há Um certo desconforto aos alimentos e liquidos quentes e frios porque a dentina na sua formação faz parte do mesmo folheto embrionari que a polpa (nervo) dentária,quando a cárie se aprofunda mais atingindo a polpa,não adianta só restaurar (obiturar)o dente ,é necessário fazer o tratament de canal que consiste de tirar todo o tecido caria e polpa dentária, completando o espaço com material apropriado. Todos estes problemas podem ser resolvidos com uma visita periódica ao dentista de seis em seus meses com uma medida profilatica.

Sim, basta localizar a causa! Visite o dentista...........................................................................................................................................................................................................................................................................

Mais alguma dúvida? Manda a sua pergunta para gente.

Especialistas mais acessados

GOU Clínicas – Mogi Mirim
Graziela Machado
FREDERICO JOSE TINOCO BEZERRA BRANDAO

FREDERICO JOSE TINOCO BEZERRA BRANDAO

Cirurgia, Clareamento, Clínico Geral, Dentística, Dentística Restauradora, Endodontia, Estética, Implantodontista, Ortodontia, Periodontia e Prótese Dental