Procedimentos
Voltar

Procedimentos Odontológicos

Gengivite

Gengivite

Sobre o Procedimento

Sobre o Procedimento

Visão Geral

Gengivite é o primeiro estágio de doenças periodontais. É uma inflamação que se mostra através de vermelhidão/inchaço da gengiva, e sangramento durante a escovação ou uso do fio dental.

  • Especialidade

    Periodontia

Informações

Tabela Informativa

Causas

Uma de suas causas pode ser o acúmulo de placa bacteriana, consequência da falta de higiene e orientação para a escovação correta. Pode ser revertida se os ossos e ligamentos que seguram os dentes não estiverem afetados.

Sintomas

Essa doença não causa necessariamente dor, então é importante ficarmos atentos aos sintomas que ela apresenta:

  • Gengiva inchada, vermelha, sensível ou com sangramento.

  • Gengiva que recua ou se afasta do dente.

  • Mau hálito constante ou gosto ruim na boca.

  • Dentes soltos.

  • Pus visível em torno dos dentes e gengiva.


Tratamento

Ao consultar um dentista, o paciente passará por avaliação e profilaxia (limpeza), para que toda a placa e tártaro sejam removidos da base dos dentes.

O dentista normalmente ensina o passo a passo da escovação e, caso o paciente utilize aparelhos ortodônticos, próteses e restaurações, o profissional tenta identificar e arrumar as dificuldades na hora da higiene correta.

Grande parte dos dentistas afirmam que o melhor tratamento acontece com a união dos profissionais da saúde com os cuidados que o paciente tem em casa.

 

Cuidados


  • Escovação dos dentes e uso do fio dental de forma adequada e com a frequência correta.

  • Uso de cremes dentais e enxaguante bucal com agentes antimicrobianos.

  • Consultas regulares com o dentista para profilaxia e exames.

  • A mastigação de alimentos ricos em fibras, além de contribuir para a saúde gastrointestinal, pode ajudar a evitar formação de placa bacteriana, a causadora de cáries e gengivite. Alimentos indicados: maçãs, cenouras, kiwis, acelga e peras.

Dúvidas frequentes

Grande parte dos dentistas afirmam que o melhor tratamento acontece com a união dos profissionais da saúde com os cuidados que o paciente tem em casa. Existem alguns cuidados que você pode ter, mas é fundamental ir ao dentista para que ele possa fazer uma avaliação e recomendar o melhor tratamento para o seu caso. CUIDADOS: Escovação dos dentes e uso do fio dental de forma adequada e com a frequência correta. Uso de cremes dentais e enxaguante bucal com agentes antimicrobianos. Consultas regulares com o dentista para profilaxia e exames. A mastigação de alimentos ricos em fibras, além de contribuir para a saúde gastrointestinal, pode ajudar a evitar formação de placa bacteriana, a causadora de cáries e gengivite. Alimentos indicados: maçãs, cenouras, kiwis, acelga e peras.

Consulte um Periodontista de sua cidade ele vai te ajudar. Uma avaliação criteriosa é necessário para ver qual o melhor para o seu caso.

A raspagem dental (conhecido por aí como "Limpeza") é o principal tratamento para gengivite e periodontite. O dentista tem todo direito de exigir um pagamento pelo seu trabalho. Sim, estamos interessados no pagamento porque isso sustenta o nosso trabalho que é bem custoso para se realizar. A gengivite pode ser melhor diagnosticada por uma sonda periodontal. Exames de radiografia panorâmica e periapical ajudam a ver se a gengivite já evoluiu ou não para a Periodontite - doença muito pior que causa perda óssea nos dentes.

Mais alguma dúvida? Manda a sua pergunta para gente.

Especialistas mais acessados

GOU Clínicas – Cambé
GOU Clínicas – Várzea Paulista
Bibiana Benete Cueto de Melo

Bibiana Benete Cueto de Melo

Cirurgia, Clareamento, Clínico Geral, Dentística, Dentística Restauradora, Estética, Implantodontista, Odontopediatria, Periodontia e Prótese Dental