Procedimentos
Voltar

Procedimentos Odontológicos

Implante

Implante

Sobre o Procedimento

Sobre o Procedimento

Visão Geral

O implante dental é o mais próximo a um dente natural, que proporciona conforto, segurança e eficiência na mastigação na fala.

Para realizar o implante é feita uma introdução cirúrgica de um parafuso de titânio no osso alveolar (maxilar ou mandíbula). Esse parafuso substitui a raiz do dente, é nele que se fixa a prótese dentária após a recuperação e cicatrização do implante.

  • Especialidade

    Implantodontista

Informações

Tabela Informativa

Causas

Na falta de algum dente se a prótese removível não está confortável ou esteticamente inadequada, se a prótese gera insegurança, se existe dificuldade na mastigação. Se necessitar de auxílio nos movimentos dos tratamentos com aparelhos ortodônticos.

Tratamento

O tratamento geralmente é realizado em diversas etapas:

  1. Diagnóstico - Nessa fase é levantada a história clínica do paciente e são efetuados os exames complementares.

  2. Instalação do Implante - É um processo bem simples e particular a cada tipo de tratamento e paciente.

  3. Pós-operatório - A recuperação de um implante dentário é muito rápida. São receitados medicamentos para ajudar na recuperação, sendo fundamental que o paciente siga à risca todas as instruções transmitidas pelo profissional.

  4. Moldagem, confecção e instalação da prótese dentária - Podem ser feitas imediatamente após a instalação dos implantes, ou de 3 a 6 meses após a fase cirúrgica, dependendo do tipo de osso e do local do implante.

  5. Manutenção e Higienização Bucal - A manutenção e a higienização adequadas são fundamentais para o sucesso do implante. A escovação deve ser realizada normalmente e as visitas periódicas ao dentista devem continuar de 6 em 6 meses.

Cuidados

O processo de recuperação é pessoal de pessoa para pessoa. O seu dentista vai passar todas as recomendações para uma boa recuperação no pós-cirúrgico.

Separamos algumas recomendações, mas é importante que você siga as indicações dadas pelo seu dentista.

Nas primeiras 24 horas, aplique uma bolsa de gelo na face sobre o local operado, durante 10 minutos e com intervalo de 5 minutos para descanso.

Coloque uma gaze molhada com água gelada e coloque sobre o ponto operado trocando ao longo do dia para conter sangramentos.

Existe a possibilidade de ocorrer sangramento nas primeiras horas após a cirurgia, o que é normal. Caso o sangramento seja excessivo ou forme coágulos abundantes, comunique imediatamente seu dentista.

Evite comer nas três primeiras horas após a cirurgia. Depois desse período, você deverá ter cautela com alimentação na primeira semana. Opte por alimentos frios, líquidos ou semilíquidos: sucos de frutas, sopas bem nutridas e sorvetes são os mais indicados. Evite mastigar alimentos que possam ferir a área operada.

Não faça movimentos de sucção e evite o uso de canudos.

A higienização bucal é essencial para evitar complicações ou infecções pós-cirúrgicas. Após as refeições, escove e lave cuidadosamente a boca, evitando passar a escova no local operado.

Não toque o local da ferida com os dedos ou qualquer objeto, nem passe a língua sobre a ferida.

Bochechos devem ser evitados pelo menos por 48 horas após a cirurgia.

Dúvidas frequentes

Leidiane, boa tarde. O ideal é fazer uma consulta em um implantodontistas para avaliação e assim fazer o tratamento.

Depois de instalado na boca e osseoitegrado, não. Porém, o melhor dente é o natural, e não infalível. Os implantes assim como os dentes naturais precisam de cuidados com higienização, dieta e manutenções programadas. Att.

Olá Eliane! O torus, como a senhora mesma disse, é uma protuberância óssea e não causa mal algum, é apenas um crescimento ósseo exagerado que pode ocorrer na arcada inferior ou superior. E quanto ao medo de ir ao dentista, vamos vencê-lo, hoje em dia está tudo mais moderno e quanto maior a frequência ao consultório Odontológico, menor será sua preocupação, pois estará segura de uma boca saudável.

Mais alguma dúvida? Manda a sua pergunta para gente.

Especialistas mais acessados

Beatriz Gerenutti

Beatriz Gerenutti

Cirurgia, Endodontia, Implantodontista, Ortodontia e Prótese Dental

  • EndereçoRua Barão de Melgaço, 40 - Cidade SOIMCO
  • Telefone(11) 3428-2364
  • E-mail bianutti@gmail.com
João Paulo Ap. de Paula
Lucas Henrique Follador Andraski