Procedimentos
Voltar

Procedimentos Odontológicos

Placa e Tártaro

Placa e Tártaro

Sobre o Procedimento

Sobre o Procedimento

Visão Geral

A placa bacteriana ou biofilme dental, é uma película pegajosa de bactéria que se forma constantemente em nossos dentes. Caso não removida, pode calcificar e acaba transformando-se em tártaro.

  • Especialidade

    Clínico Geral

  • Tempo de tratamento

    De 1 a 2 sessões

Informações

Tabela Informativa

Causas

Quando nós comemos e bebemos, adquirimos diversas bactérias que criam ácidos que podem dissolver a camada protetora do dente, o esmalte. Os ácidos removem os minerais desta camada, e a falta de tratamento pode resultar na cárie.

Sintomas

A placa bacteriana pode ser difícil de ser identificada e pode causar irritação e inflamação da gengiva ao redor dos dentes, conhecida como gengivite. Caso não seja efetuado o tratamento, o problema pode avançar e até mesmo virar um problema periodontal grave.

O tártaro por sua vez já é mais fácil de se identificar e se houver este sintoma um dentista deve ser procurado para a raspagem.

Tratamento

Para o tártaro, o dentista deve ser procurado para a realização da raspagem. São utilizados instrumentos como ultrassom e cureta.

Cuidados

Para prevenir o tártaro, é importante manter uma boa higiene bucal com uma alimentação saudável, evitando o acúmulo de placas e posteriormente tártaros.

Dúvidas frequentes

Bom Dia Alvaro, em alguns casos, apos o tratamento de remoção de tártaro pode ocorrer sensibilidade dentaria e irritação gengival, para os casos de sensibilidade dentaria, recomendo o uso de cremes dentais específicos; como Sensodyne ou Colgate Sensitive Pró Alívio. Para gengiva recomendo o uso de enxaguante bucal a base de clorexidina (Periogard da marca Colgate sem álcool) observação: se os sintomas não melhorarem faça uma visita a um consultório odontológico.

Olá, Rosicléia! A doença periodontal (que atinge os tecidos que circundam e sustentam os dentes) tem alguns estágios, podendo ser leve - que não tem indicação de extrações dentárias - moderada ou grave. Em alguns casos o tratamento dela envolve a perda de dentes e, posteriormente, substituição por prótese. É necessário avaliar cada caso para individualizar o planejamento de tratamento!

Amanda, a remoção de Tártaro é cobrada por consulta. Depende do número de consultas necessárias para remover tudo. Agende uma avaliação.

Mais alguma dúvida? Manda a sua pergunta para gente.

Especialistas mais acessados

Flavia Cabral

Flavia Cabral

Clínico Geral

Luis Felipe De Cesaro Castro
  • EndereçoAv. Capitão Balbino, 347, 1 andar - Centro
  • Telefone(55) 98467-2866
  • E-mail lipeccastro@gmail.com
Renata Paranhos Milioni
  • EndereçoAvenida Treze de maio, 23, Sala 2017 - Centro
  • Telefone(21) 98035-4422
  • E-mail rpdentista@bol.com.br